Instituto Pensar - Igualdade é elemento essencial para o socialismo, pontua Leonelli

Igualdade é elemento essencial para o socialismo, pontua Leonelli

por: Ana Paula Siqueira


Para a construção de uma sociedade socialista democrática de fato é necessário que a igualdade seja o pilar dessa transformação. Por isso, a Autorreforma do PSB traz o tema para o seu cerne ao dialogar com os segmentos.

Domingos Leonelli, coordenador do site Socialismo Criativo, ex-deputado Constituinte e membro da Executiva Nacional do PSB, pontua que, além das teses que contemplam diretamente o povo negro, a questão racial deve estar presente em toda a Autorreforma do partido.

"A visão do socialismo criativo tem que trazer em si a igualdade racial, elemento essencial, assim como igualdade de gênero e LGBT. Mas, o recorte racial, talvez, seja o mais revelador da desigualdade brasileira.?
Domingos Leonelli

O socialista foi o convidado do 12º debate do "Webnário Nacional da Auforreforma do PSB ? Emancipação e empoderamento do povo negro?, promovido pela Negritude Socialista Brasileira.

Igualdade como elemento essencial

"Propomos algo além do capitalismo, que desemboque numa sociedade socialista e democrática?, sintetiza Leonelli. Ele afirma que a Autorreforma não se trata de uma concessão do partido, mas de um espaço de conquista onde os segmentos devem ter participação ativa para que a construção do projeto proposto pelo PSB represente a sociedade que se pretende construir.

"A Autorreforma não pretende conceder nada a ninguém. É um espaço de conquista. Vocês é que precisam dizer o que querem da Autorreforma ? negros, mulheres, LGBTs, pessoas com deficiência. Além desse capítulo, a questão racial e dos negros tem que estar presente em toda a Autorreforma, que é antes de mais nada a contribuição do PSB a um projeto nacional de desenvolvimento?, afirmou ao se referir a tese 393 do Livro 4 da Autorreforma.

Tese

A tese citada enfatiza que o PSB entende que são necessários ajustes para a plena aplicação das leis que expressam o espírito compensatório, como o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei que determina o ensino da história afro-brasileira nas escolas.

"O decreto que regulamenta o reconhecimento e a demarcação de terras ocupadas por descendentes de quilombolas, e a proibição de diferenças de salários, de exercício de funções e de critérios de admissão por motivo de raça.?
Autorreforma do PSB

Caminho certo

Mãe Lúcia de Oyá, coordenadora da Diretoria de Igualdade Racial do Estado de Pernambuco, que participou da live, afirma que a desigualdade se acentuou ao longo dos anos. E afirma que o fato do PSB se voltar de maneira firme para a questão racial faz com que ela acredite que é possível mudar a realidade tão injusta vivida cotidianamente por negras e negros em todo o país.

"Quando vejo o PSB defendendo enfaticamente políticas sociais para o povo negro, a defesa da educação, do SUS (Sistema Único de Saúde), que é a proposta mais vantajosa para o nosso povo, que faz com que o nosso povo seja atendido, seja visto dentro da saúde, que é carente, que ainda não é a metade do que gostaríamos de ter, mas que está aí e que ajudou e continua ajudando a salvar vidas, apesar de toda a quantidade de vidas que foram ceifadas por essa pandemia, a gente acredita: estamos no partido certo. E que esta Autorreforma, com várias cabeças pensantes nos leva a estudar, a contestar, a querer muito mais, porque é um direito que nos foi negado.?
Mãe Lúcia de Oyá

Movimento de dentro para fora

O sociólogo Odmar Péricles, coordenador estadual da Fundação João Mangabeira (FJM) no Espírito Santo e membro do diretório estadual do PSB no estado, observa a importância da Autorreforma trazer explícita a necessidade da aplicação da legislação que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de todo o país.

"A nossa revolução precisa ter o protagonismo das mulheres, dos jovens e dos negros e negras. Com esses três movimentos na cena do poder, de fato, teremos condições de mudar a situação que vivemos.?
Odmar Péricles

Ele pontua, no entanto, que para alcançar a igualdade, é necessário aumentar os espaços de poder de negros e negras dentro do partido.

Leia também: Autorreforma do PSB: questão racial em debate com Zulu Araújo

"O PSB precisa trazer mulheres, jovens e negros e negras. O poder começa no partido, nos espaços de decisão e termina no voto. Isso que vai transformar a forma de fazer política?, defende.

Ideias na base

Leonelli explica que a Autorreforma trata das ideias gerais que devem ser seguidas pelos governos do PSB ou dos partidos que sejam apoiados pela legenda. Mas que para ser efetiva nas transformações que pretende realizar, é necessário a participação das bases. Ele destaca que a economia criativa tem um imenso potencial que deve ser apropriado pela militância.

"Existem mais de 14 milhões de empreendedores negros no país, de acordo com o Instituto Locomotiva, e o empreendedorismo é uma forma de geração de renda. A economia criativa tem uma possibilidade imensa para jovens, negros, mulheres. A Autorreforma dá algumas pistas nesse sentido, mas a construção tem que ser da militância.?
Domingos Leonelli

Segmentos ativos

Valneide Nascimento, secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira do PSB, mediadora do debate, afirma que "a negritude não cabe em duas ou três páginas. Somos de frente até o final?. Ela elogia a atuação do PSB na Autorreforma e explica que as contribuições do segmento serão enviadas ao presidente do partido, Carlos Siqueira, para serem incorporadas à Autorreforma.

"A economia criativa vem nos dar um norte, de nos enxergarmos dentro do partido, que pela primeira vez está discutindo as questões sociais e raciais dentro do próprio PSB.?
Valneide Nascimento

Assista a live na íntegra

Compartilhe!



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: